O que se pode encontrar aqui?

quinta-feira, 22 de março de 2012

0 Cientistas alegam ter conseguido fotografar dois átomos em uma molécula

Pelo que sei como leigo, apesar de um leigo que procura estar sempre atualizado com as informações de seu interesse, o estudo e o comportamento dos átomos, elétrons e moléculas pertencem simultaneamente aos campos da química e  da física quântica (principalmente esta)  e prever as trajetórias dessas partículas, dizem ser impossível, porque os movimentos são totalmente randômicos. Iguamente, a impossibilidade de se “fotografar” átomos dentro de moléculas. Isso até hoje. 

Mas uma recente notícia colhida  no site “Jornal Ciência”, parece querer desmentir isso. Será mesmo?  Ainda não consegui convencer-me, nem pela foto, nem pela façanha, a menos que se comprove que isso pode ser feito regularmente, quantas vezes forem necessárias e com a mesma precisão. Segue o texto para que o próprio leitor avalie:
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pela primeira vez cientistas conseguem uma "foto" de dois átomos em uma molécula

Sáb, 10 de Março de 2012 12:10
Osmairo Valverde da redação de Brasília

  A nova fotografia mostra dois átomos vibrando juntos dentro de uma molécula – a primeira da ciência moderna.
  Os pesquisadores usaram uma técnica espantosa, onde os elétrons foram utilizados como uma “lâmpada de flash” para capturar a imagem. O controle preciso necessário  para disparar o “flash” oferece uma esperança para que os cientistas possam um dia ser capazes de controlar produtos químicos em escala atômica.
  A equipe usou pulsos ultra-rápidos de laser para bater em um elétron dentro de sua órbita natural na molécula. Após serem atingidos por um laser, os elétrons liberam um fóton que permite registrar a movimentação dos átomos.
O líder do estudo, Louis DiMauro da Ohio State University, disse que o feito representa um primeiro passo para não só observar as reações químicas, mas também controlá-las em uma escala atômica.


Através dessas experiências, percebemos que podemos controlar a trajetória do elétron quando ele volta para a órbita da molécula, ajustando o laser que o alcançou”, disse DiMauro, que é professor de Física na universidade.
O próximo passo será ver se podemos orientar os elétrons da maneira correta, para dominarmos efetivamente as reações químicas”, comentou.
Você poderia usar isso para estudar átomos individuais. Mas o maior impacto para a ciência virá quando nós pudermos estudar as reações entre as moléculas mais complexas, olhando para dois átomos, para estudarmos moléculas interessantes, como por exemplo, uma proteína”, salientou o pesquisador.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Fonte:  Jornal Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui as suas impressões sobre a matéria! Seus comentários não sofrerão moderação (salvo se identificados como "spam") e são importantes para identificarmos as preferências dos leitores.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...